saúde mental

Faculdade de Santa Maria vai lançar plataforma de consultas psicológicas online

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

CORREÇÃO: esta matéria referia-se ao serviço da Fisma com "atendimento psicológico". Entretanto, o termo adequado é "sessão de apoio psicológico". A informação foi corrigida em 14 de abril de 2020, às 15h23min.

Por conta do isolamento e/ou distanciamento social, sintomas de depressão, ansiedade e traumas podem aparecer com mais frequência. Pensando nisso, a Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma) vai lançar um sistema online de consultas psicológicas gratuitas.

LEIA MAIS:
VÍDEO: pesquisadores seguem com visitas para testes de coronavírus nesta segunda

A plataforma é uma iniciativa do Centro de Referência em Processos Clínicos em Psicologia (PsicoClin) da Fisma. A ideia é que sejam oferecidos os "primeiros cuidados psicológicos" necessários a todos os santa-marienses por conta de problemas emocionais que possam se manifestar em decorrência da pandemia de coronavírus. 

Todos as sessões serão feitos de forma virtual, de acordo com a disponibilidade de atendentes, de segunda a sexta, das 8h às 20h. Para isso, basta o paciente acessar este link. Nele, o apoio psicológico será feito por ordem de chamada (via chat) e respondidos por psicólogos registrados e com habilitação para sessões online. As consultas devem durar em torno de 30 minutos. Ao iniciar a conversa, a pessoa deve ter em mãos um documento com foto e, de preferência, realizar o acesso ao chat pelo seu smartphone.

Mapa da Covid-19 aponta quatro bairros com casos confirmados em Santa Maria

Qualquer pessoa com mais de 18 anos de idade pode buscar o apoio, desde que esteja com sintomas emocionais, como alterações no sono, sobrecarga ou confusão com o que está acontecendo, aflição, angústias existenciais, ansiedade, medo, tristeza, desespero, entre outros. No entanto, a Fisma alerta que a modalidade online não é indicada às pessoas com transtorno psicótico ou risco de suicídio. Por isso as pessoas em situação de emergência e violação de direitos devem ser atendidas de forma presencial.

Além disso, o serviço prezará pelo sigilo da identidade das pessoas e das conversas com a equipe.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Campanha 'Caixa Solidária' arrecada doações em 40 pontos de Santa Maria

Pesquisa mostra que mais de 76% dos gaúchos são a favor do isolamento social Próximo

Pesquisa mostra que mais de 76% dos gaúchos são a favor do isolamento social

Geral